quarta-feira, 15 de junho de 2011

Carta da Terra

   

   A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século 21, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica.  Busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada voltado para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações. É uma visão de esperança e um chamado à ação. 
 A Carta da Terra se preocupa com a transição para maneiras sustentáveis de vida e desenvolvimento humano sustentável. Integridade ecológica é um tema maior. Entretanto, a Carta da Terra reconhece que os objetivos de proteção ecológica, erradicação da pobreza, desenvolvimento econômico eqüitativo, respeito aos direitos humanos, democracia e paz são interdependentes e indivisíveis. Consequentemente oferece um novo marco, inclusivo e integralmente ético para guiar a transição para um futuro sustentável. 
  A Carta da Terra é resultado de uma década de diálogo intercultural, em torno de objetivos comuns e valores compartilhados. O projeto da Carta da Terra começou como uma iniciativa das Nações Unidas, mas se desenvolveu e finalizou como uma iniciativa global da sociedade civil. Em 2000 a Comissão da Carta da Terra, uma entidade internacional independente, concluiu e divulgou o documento como a carta dos povos.
  A redação da Carta da Terra envolveu o mais inclusivo e participativo processo associado à criação de uma declaração internacional.  Esse processo é a fonte básica de sua legitimidade como um marco de guia ético. A legitimidade do documento foi fortalecida pela adesão de mais de 4.500 organizações, incluindo vários organismos governamentais e organizações internacionais.  
  Leis brancas, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos são consideradas como moralmente, mas não juridicamente obrigatórias para os Governos de Estado, que aceitam subscrevê-las e adotá-las, e muitas vezes servem de base para o desenvolvimento de uma lei stritu senso (hard law).
    Neste momento em que é urgentemente necessário mudar a maneira como pensamos e vivemos, a Carta da Terra nos desafia a examinar nossos valores e a escolher um melhor caminho. Alianças internacionais são cada vez mais necessárias, a Carta da Terra nos encoraja a buscar aspectos em comum em meio à nossa diversidade e adotar uma nova ética global, partilhada por um número crescente de pessoas por todo o mundo. Num momento onde educação para o desenvolvimento sustentável tornou-se essencial, a Carta da Terra oferece um instrumento educacional muito valioso.

Fonte: http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/what_is.html
Carta da Terra - Ministério do Meio Ambiente:
 www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta_terra.doc

terça-feira, 14 de junho de 2011

Racionais?

       Quando vi a charge abaixo, fiquei pensando em como será nosso planeta daqui a 10, 20, 30 anos...

   Ao utilizarmos os recursos naturais de nosso meio ambiente, nos preocupamos apenas com os lucros que teremos, mas pouco pensamos em como repor esses materiais que estão sendo utilizados.
     Por isso, penso que devemos, sim, pensar, calcular e agir para que no futuro sejamos ricos, mas de recursos e de vida, pois da maneira que está nosso planeta, não sabemos o que nos aguarda...




"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."


Albert Schwweitzer (Nobel da Paz - 1952).

"EU E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL"

Atualmente tem-se falado muito em Educação Ambiental, mas o que é Educação Ambiental? A meu ver, não é somente levar crianças e jovens a uma conscientização, vai muito além disso, é agir, e não apenas saber o que deve ser feito ou falar à respeito.
Educação Ambiental tem muito a ver com comprometimento, pois todos já sabemos o que temos de fazer, mas poucos realmente fazem a sua parte. Para que haja mudança, nesse sentido, é que devemos colocar em prática, nas escolas, noções sobre ecologia e de que forma contribuir com nosso planeta. Pois, só assim, formaremos adultos comprometidos e cientes de sua responsabilidade perante a sociedade.
Minha relação com a Educação Ambiental começou há pouco tempo, pois nunca tive muita noção de que sou responsável também pelo lugar onde vivo. Ao ingressar na graduação de Ciências Biológicas é que realmente “a ficha caiu”, a convivência com pessoas mais conscientes nesse assunto me fez abrir os olhos, já que nunca havia tido grande preocupação com isso.
A partir daí, aprendi que faço parte de um mundo que também não está muito preocupado com as conseqüências de seus atos, em um mundo que se importa com a exploração dos nossos recursos, mas que pouco pensa no que isso pode causar, não tão futuramente. Em um mundo que está destruindo o que de mais belo e rico possuímos.
E isso é o que quero levar às pessoas, que cuidem desse mundo que é de todos, desde o mínimo ato de não jogar um papel de bala no chão, fazer coleta seletiva em suas casas e cuidar um pouco mais do nosso ambiente, pois como já bem disse, é NOSSO.

domingo, 5 de junho de 2011

Educação e Meio Ambiente

"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda". 
Paulo Freire



sexta-feira, 27 de maio de 2011

Toxicologia: A Nova Droga - Oxi

    Estou fazendo um trabalho sobre toxicologia, mais especificamente sobre oxi, e resolvi compartilhar algumas informações que achei interessantes e assustadoras.

    Oxi é uma mistura de pasta-base de cocaína, gasolina e cal virgem, é inalada e em poucos segundos vai para o cérebro, provocando euforia e bem-estar. É uma droga mais devastadora do que o crack, pois os materiais são mais baratos e mais tóxicos, o valor médio da pedra é de 2 reais.
    É possível, por exemplo, encontrar a presença de ingredientes como cimento, acetona, ácido sulfúrico, amônia e soda cáustica - muitos dos itens podem ser facilmente encontrados em lojas de material de construção. A variedade amplia os riscos à saúde e dificulta o tratamento.
    A coloração do crack é branca, enquanto o oxi pode ser encontrado nas versões amarela e roxa, conforme a concentração de gasolina e cal virgem, respectivamente.
    O oxi afeta o organismo mais rapidamente, pesquisas apontam que em um prazo de um ano a droga matou um terço dos usuários. Normalmente, o usuário se torna dependente no primeiro uso, causando efeitos devastadores no organismo humano: doenças no sistema renal, emagrecimento, diarreia, vômitos e até perda de dentes, por conta do processo corrosivo provocado pela presença dos combustíveis na composição do oxi.





quinta-feira, 26 de maio de 2011

Dia do Meio Ambiente

    No próximo dia 05 de junho é o dia do Meio Ambiente e isso me faz pensar: O que eu estou fazendo para melhorar o mundo onde vivo?
    É muito fácil falar: Preserve! ou Jogue o lixo no lixo!
    Mas será que todos fazemos a nossa parte?
    O que precisamos é conscientização de que o planeta é NOSSO e que devemos cuidá-lo e protegê-lo.
    Por isso, não só no Dia do Meio Ambiente, mas em todos os dias do ano, FAÇA A SUA PARTE para que continuemos tendo um planeta rico de belezas e de recursos para as gerações futuras.








Educação e Comunicação


Atualmente, educação e comunicação estão intimamente interligadas, um exemplo disso é a EAD que a cada dia cresce e atinge mais pessoas.
Os meios de comunicação já se tornaram essenciais em nossas vidas, tanto que não conseguimos mais nos imaginar sem televisão, internet, celular... Isso pode trazer tanto benefícios quanto malefícios à educação, pois se usado de forma a buscar conhecimento e auxiliar o aprendizado, considero uma ótima opção, mas se tiver efeito contrário e servir como uma forma de atrapalhar e tirar a concentração do aluno levando-o a outros assuntos, considero negativa a associação.
Os alunos da atualidade estão, cada vez mais, integrados em um “mundo digital”, o que os leva, muitas vezes, a deixar de lado suas “obrigações” de estudantes para fazerem algo que lhes parece ser mais interessante.
A informatização é necessária a todos nós, já que se soubermos usá-la com sabedoria teremos um mundo de novidades ao nosso dispor, inclusive professores, que ao atualizarem-se podem melhorar sua relação em sala de aula, estando, assim, mais próximos aos seus alunos.
Considero, portanto, as novas tecnologias a melhor invenção do século, pois não há o que não se possa fazer, estudar, brincar, pesquisar, viajar, comprar, tudo é possível se estivermos em frente a uma máquina que parece tão simples, mas que nos leva a lugares muito além da nossa imaginação.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Boas Vindas!!

    Meu nome é Aline Gomes, tenho 22 anos e sou formada em Licenciatura Ciências-Biologia. Atualmente estou cursando Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental - Ênfase em Licenciamento Ambiental, e Curso de Aperfeiçoamento de Professores em Educação Ambiental à distância.

    Esse blog servirá para mostrar o que estamos vendo sobre Educação Ambiental, mas, também, para mostrar minhas idéias em relação a vários assuntos que me interessam, e coisas que gosto, por isso Educação, Diversão e Biologia.


    Abraços.